WhatsApp Image 2019-02-22 at 07.21.11

Qual a principal vantagem da cobertura metálica com baixa declividade?

Quando se fala em sistema de cobertura zipada,  a estanqueidade é a principal vantagem. No entanto, o sistema apresenta vantagens adicionais como a utilização de uma cobertura com baixa declividade. Neste caso, a otimização do espaço do galpão é seu principal ganho. Este ganho pode ser medido pela área cúbica efetiva da edificação.

Uma cobertura tradicional, em geral, possui uma declividade superior a 10% de inclinação, enquanto a cobertura zipada oferece excelentes resultados com declividade de 3%. Isto somente é possível porque as telhas zipadas são produzidas em perfiladeiras contínuas, uma única telha do eixo da cumeeira até a linha de calha, em uma única peça, além do sistema de fixação de clipes metálicos e a zipagem em si.

Outros benefícios

Este ganho de área cúbica também proporcionará outros ganhos correlatos, que são:

  • Platibanda com altura reduzida, com menos gasto com elementos de fachada, seja metálico ou de qualquer outro material;
  • Com a redução de área cubica, a necessidade de equipamentos de refrigeração (ar condicionado), será efetivamente menor, quando comparada com a opção de cobertura de inclinação superior a 10%;
  • A redução de equipamentos de refrigeração, promove impacto direto na operação do cliente final, ou seja gasto muito menor com energia;
  • Tal redução de energia possibilitará uma classificação diferenciada no mercado imobiliário, resultando em uma atratividade maior para locação.

Na hora de optar pela cobertura metálica que melhor atende às suas necessidades, também se deve levar em consideração a escolha por uma cobertura com propriedades termo acústicas. Um galpão de uso frigorífico, câmaras frias, por exemplo, a cobertura precisa ter um alto isolamento térmico, que impeça a entrada de calor.

O isolamento acústico, por sua vez, ganha importância em uma fábrica de automóveis, indústria de transformação, que produz muitos decibéis e deve impedir que os ruídos saiam do ambiente.

A análise adequada destes componentes, térmicos e acústicos, devem idealmente ser resolvidos em projetos específicos e com apoio de escritórios de projetos e calculistas no segmento. Porém é comum nos depararmos com especificações simplórias ou mesmo incompletas.

 

A ArtServ adquiriu expertise neste assunto ao longo destes 20 anos de existência, e quando surgem situações em que projetos que não estão completamente definidos, nosso corpo técnico consegue apoiar o cliente na escolha da melhor solução entre os materiais de isolamento térmico e acústico no mercado nacional.

César Neves

César Neves

Arquiteto formado na Universidade Mackenzie, com pós graduação em Gestão de Negócios -IBMEC SP e MBA EXECUTIVO pelo INSPER. Atua no mercado de construção civil industrializada, especificamente em coberturas metálicas, por mais de 25 anos, e contribui na especificação técnica adequada para o mercado, junto a arquitetos, projetistas, empresas de estrutura metálica, construtoras, e também em clientes finais, levando a experiência ao melhor valor percebido pelo cliente. Hoje, como gerente comercial, atua no mercado nacional, e em especial telhas zipadas, (ARTSERV ENGENHARIA), empresa de referência nacional e com certificações internacionais (FM GLOBAL).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *