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Layout como estratégia para melhorar os resultados

Quando uma empresa decide fazer a construção de sua sede ou opta por alugar um espaço já existente temos inputs diferentes para resolver o mesmo problema. O briefing de projeto para construção de uma edificação nova tem itens que levarão a uma solução final atendendo todas as funcionalidades necessárias à empresa, obedecendo fluxos importantes para a realização do trabalho diário nesta. Na hipótese de locação de um espaço já existente temos algumas informações que norteiam o projeto de implantação, limitando algumas decisões que podem colocar em risco o andamento da rotina da empresa.

Nas duas situações citadas acima um estudo de layout bem feito é a solução para termos o sonho de uma nova empresa transformado em realidade. Muitas construções que não consideram este estudo de ocupação anteriormente podem comprometer seriamente a produção da empresa e a qualidade de vida de seus colaboradores.

O layout é o arranjo físico de equipamentos e pessoas dentro de uma empresa que deve ser projetado de forma a alinhar os processos, proporcionando maior produtividade e melhor qualidade do ambiente de trabalho, oferecendo maior bem estar aos funcionários. Um layout considera uma série de aspectos no seu desenvolvimento, entre os principais podemos citar:

  • Funcionalidade;
  • Acessibilidade;
  • Ergonomia;
  • Iluminação;
  • Ventilação;
  • Temperatura;
  • Níveis de ruído;
  • Comunicação entre os setores;
  • Melhor aproveitamento de área;
  • Fluxos de funcionários e mercadorias;
  • Previsão de expansão de áreas;
  • Melhor posição das instalações sanitárias;
  • Melhor posicionamento de equipamentos.

Layout Industrial

O layout industrial exige um levantamento prévio dos tipos de equipamentos que serão utilizados para definir o espaço necessário para a operação dos mesmos. O posicionamento dos operários e sua interface com os equipamentos deve ser analisado para que possa ser projetado um espaço de trabalho confortável e seguro, evitando que ocorram acidentes de trabalho.

Para o desenvolvimento deste trabalho o empresário deve contar com o apoio de um analista de OSM (organização, sistemas e métodos) e de um arquiteto. O analista saberá melhor entender o processo de produção industrial e traçar planos para o novo layout e o arquiteto, com conhecimento do espaço a ser ocupado ou projetado, fará a implantação do processo industrial desenhado na edificação. O levantamento de dados é o primeiro passo do trabalho, e deve conter:

  • Relação de materiais utilizados em cada etapa produtiva;
  • Quantitativo de máquinas, suas dimensões  e capacidade produtiva;
  • Quantitativo de operários e sua capacidade produtiva, considerando alternância de turnos e taxa de absenteísmo;
  • Programa de produção, com capacidade atual e expectativa de crescimento;
  • Relação de cada operação com descrição do maquinário e dos operários envolvidos;
  • Intervalos de tempo entre as operações.

Layout Logístico

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 No layout logístico, a estrutura porta-pallets é mandatória e quando o estudo é feito antes da construção e atrelado ao desenvolvimento do projeto arquitetônico, ela define a modulação de pilares que fará com que o galpão fique otimizado e com melhor aproveitamento de área. Esta estrutura pode ter variação de largura e altura, que depende do tipo de produto a ser armazenado, e o corredor entre estas deve ser definido levando-se em consideração o tipo de empilhadeira a ser utilizado.

As empilhadeiras exigem um corredor mínimo para fazer seu percurso e conseguir girar o garfo para pegar o pallet. Quando não conseguimos adequar a modulação de pilares a esta estrutura com os corredores necessários pode ocorrer perda de área e o empresário pode pagar por um espaço que não utiliza efetivamente.

 O trabalho de uma consultoria logística é desenvolvido primeiramente levando-se em consideração itens como:

  • Tipo de produto a ser armazenado, suas dimensões e tipo de pallet a ser utilizado;
  • Período de armazenagem de cada produto;
  • Localização dos produtos estocados considerando logística interna (recebimento/expedição);
  • Localização das áreas estáticas;
  • Planejamento da linha de recebimento e expedição (priorizando a linha reta), com corredores na direção das portas das docas;
  • Tipos de equipamentos a serem utilizados nos processos internos, tais como: empilhadeiras, esteiras, flow-racks, etc;
  • Áreas de conferência e embalagem;
  • Ciclo de vida dos produtos;
  • Expansão da área de estocagem.

O arquiteto colabora com a implantação da logística projetada, fazendo uma análise global dos dados apresentados e verificando item por item, sua aplicabilidade no espaço em questão. Em primeiro lugar projeta o posicionamento e espaçamento dos porta-pallets de forma a proporcionar o melhor aproveitamento do galpão como um todo, levando-se em conta a estrutura, o tamanho do corredor ideal e demais interfaces como saídas de emergências, posição de extintores, entre outros. A compatibilização executiva feita pela arquitetura é imprescindível para obtermos uma análise multidisciplinar e conseguirmos visualizar todas as interferências, propondo soluções para as mesmas.

Outro item importante a ser definido é como será feito o nivelamento das docas, se por equipamentos externos ou embutidos. Neste último teremos impacto no piso do galpão pois será necessário um nicho para conter este equipamento. A localização da expedição e do recebimento de mercadorias tem influência também nesta decisão, pois não é incomum o uso de diferentes tipos de veículos para cada uma destas operações, demandando diferentes soluções para nivelamento das docas.

A iluminação zenital é um item que também merece atenção, pois ela deve ser definida levando-se em conta o layout do galpão. Na compatibilização das disciplinas deve-se analisar se a solução de cobertura está adequada à operação da logística do galpão.

Layout Atacado e Varejo

Lojas de atacado e varejo também precisam de estudos detalhados de layout, nestes casos com impacto direto nas vendas. O layout para edificações destinadas ao comércio é visto como ferramenta estratégica de marketing, onde estudos avançados são realizados periodicamente traçando os perfis dos consumidores e como se portam no momento das compras.O posicionamento dos produtos em um ambiente que envolva o cliente e ofereça mais do que ele procura é essencial para influenciá-lo no processo da compra. Através de técnicas de layout observamos que são obtidos melhores resultados para determinados produtos e até melhor posicionamento da loja frente a seus concorrentes.

O espaço da loja para que seja propício a favorecer as vendas, além do posicionamento estratégico de alguns produtos, deve ter  como premissa principal o conforto dos clientes. Para isso devem ser observados os seguintes itens:

  • Facilidade de acesso;
  • Corredores amplos, visando o melhor fluxo de circulação;
  • Sinalização indicativa;
  • Exposição de produtos organizada;
  • Estoque acessível somente aos funcionários para segurança da loja;
  • Áreas de serviço e administrativa somente acessível e visível aos funcionários da loja;
  • Área de caixas confortável de forma a evitar filas nos corredores de compras.

Layout Corporativo

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No ambiente corporativo é onde ouvimos com maior frequência o termo layout. A empresa acaba de adquirir uma sede nova ou está iniciando o novo projeto da mesma e todos os colaboradores já querem saber, e opinar, onde será seu novo local de trabalho. Como a jornada nos escritórios acontece durante mais de oito horas por dia, pelo menos cinco dias por semana, o local onde ficará a estação de trabalho é realmente muito importante para cada trabalhador e interfere diretamente na sua produtividade.

 Algumas pesquisas de satisfação feitas internamente nas empresas demonstram a importância deste item. Observamos algumas situações de promoção onde o funcionário recebe um aumento simbólico ao assumir maiores responsabilidades, mas recebe o direito de ter um local de trabalho privilegiado, com uma mesa maior, mais bem localizada e com espaço para se reunir com sua equipe. A hierarquia em alguns lugares é medida pelo tamanho da mesa ou da sala que a pessoa ocupa.

 Na contramão do mercado corporativo tradicional as startups e algumas empresas de tecnologia já consolidadas utilizam outro estilo de layout. Com espaços amplos para descanso e pausas no trabalho, as estações são todas iguais e não se vê a hierarquia através do mobiliário, é um outro modo de trabalhar que se reflete no layout. Novamente percebemos a importância deste estudo para incorporar os valores da empresa e garantir a eficiência no trabalho.

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Acontece também em alguns projetos a adaptação do espaço existente, onde os arquitetos, com a avaliação do ambiente de trabalho, projetam mudanças no layout gerando ambientes mais confortáveis, que melhoram a circulação, são mais favoráveis à comunicação e contribuem para a interação entre os funcionários.

 Não se sabe ao certo o quanto os empresários perdem anualmente com a redução da produtividade de seus colaboradores, mas podemos afirmar que os estudos de layout para ambientes de trabalho, sejam indústrias, galpões, hipermercados ou lajes corporativas contribuem para que a empresa alcance melhores resultados, tanto financeiros quanto operacionais. A preocupação com o conforto dos usuários e a qualidade de vida nas empresas além de ser primordial para o crescimento destas, promove naturalmente a retenção de taletos e aumenta a eficiência e a qualidade do trabalho.

Lorena Toledo

Arquiteta e Urbanista formada pela UFMG, Especialista em Gestão de Projetos pelo IETEC e MBA em Gestão de Negócios na Construção Civil pela FGV. Experiência como coordenadora de projetos e desenvolvimento imobiliários, responsável pela regularização de empreendimentos de impacto. Atuou na elaboração de projetos de galpões e condomínios logísticos, layouts logítsicos, industriais e corporativos . São mais de 15 anos de experiência especializada na área de Arquitetura para Logística.

4 comentários em “Layout como estratégia para melhorar os resultados

  1. Boa tarde Lorena, estou com um projeto para montar um hiper mercado, portanto desejo fazer um projeto e layout, pra finalizar o plano de negocio.

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